sexta-feira, 26 de março de 2010

‘A POSIÇÃO DA POESIA É OPOSIÇÃO’

Espetáculo poético que virá à Sousa em Abril

‘A POSIÇÃO DA POESIA É OPOSIÇÃO’

Performance de poética em que o poeta e letrista Celso Borges interpreta cerca de 20 poemas de seus três livros-CDs, XXI (2000), Música (2006) e Belle Époque (2010), entre eles Linguagem, Persona Non Grata, Chacal e Pária. A POSIÇÃO DA POESIA É OPOSIÇÃO tem trilhas e interferências sonoras executadas pelo guitarrista Christian Portela.

No espetáculo, voz e guitarra proporcionam uma estrutura sonora ao poema além da sua própria musicalidade, ampliando o texto para além da página do livro. A idéia é valorizar a linguagem falada em diversas possibilidades. Celso Borges investe em experimentações em torno da palavra dita, saída do papel, ganhando vida em voz e arranjos instrumentais com o objetivo de fortalecer o diálogo entre a música e a poesia.

A poesia falada pode ser uma experiência mais rica do que as tradicionais leituras de palco, que lembram antigos jograis das montagens teatrais escolares. O show é uma festa sonora da música da palavra, palavra musicada, música falada, palavra cantada, uma celebração de música e poesia.

Ao fortalecer as duas linguagens e dar uma estrutura sonora ao texto, além de sua própria sonoridade, A POSIÇÃO DA POESIA É OPOSIÇÃO abre novas possibilidades de leitura para a poesia e mina o desgaste que as linguagens faladas têm sofrido nos últimos anos. O espetáculo apresenta um painel de experiências, fruto da inquietação do artista e sua busca pelas diversas possibilidades de dizer o poema. Celso Borges quer mostrar que sua poesia coloca em discussão possibilidades formais no palco, com elementos que colaboram para enriquecer o universo da poesia brasileira falada/cantada no começo do século 21.

A POSIÇÃO DA POESIA É OPOSIÇÃO estreou em abril de 2009, na 6ª edição do projeto Catarse – reunião de artistas de todas as linguagens no palco do Sesc Pompéia, em São Paulo. Em São Luís, Celso e Christian apresentaram o projeto em dois shows no Cine Praia Grande, em outubro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário