terça-feira, 18 de maio de 2010

Lindolfo parabeniza poeta patoense e criação da biblioteca que viabiliza publicação de livros de novos escritores em Patos

Novos escritores e autores que se encontram fora do mercado e que são de relevância para a literatura paraibana terão oportunidade de publicar seus livros, com a implantação da ‘Biblioteca Patoense’, no município de Patos, localizado na região do Alto Sertão da Paraíba.

Um dos responsáveis pela criação da ‘Biblioteca Patoense’ é o poeta, teatrólogo, escritor e historiador José Mota Victor, que esta semana foi homenageado pelo deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), ao encaminhar à mesa diretora da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) um requerimento de ‘Voto de Aplausos’.

“O município de Patos está de parabéns pela excelente idéia da implantação dessa biblioteca, que, sem dúvidas, é um marco para a cultura de toda aquela região”, ressalta Lindolfo, que estendeu o ‘Voto de Aplausos’ à Câmara Municipal de Patos e a todas as instituições responsáveis pela ‘Biblioteca Patoense’.

José Mota Victor nasceu em 1958 na cidade de Patos, tendo sido premiado em 1978 com a peça ‘A Cruz da Menina’, no ‘IV Concurso Nacional Universitário de Peças Teatrais’, promovido pelo Serviço Nacional de Teatro no Rio de Janeiro. Em 1985, foi premiado no ‘Concurso Nacional Literário do IV Centenário da Paraíba’, com a peça ‘Confeitaria Glória’.

Com mais de sete livros publicados, José Mota também trabalhou como engenheiro civil, dando assessoria ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e gerenciou a Regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) durante 16 anos. Em 2004 foi eleito vereador de Patos e reeleito em 2008, obtendo a segunda maior votação do município.

“José Mota é peça fundamental na criação dessa biblioteca”, lembra o deputado Lindolfo, completando: “Não faltou apoio e união da população de Patos a esse intelectual para a criação da biblioteca, cuja comissão responsável pela publicação dos livros é formada pelos representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Patos, da Academia Patoense de Letras e Artes, da Fundação Ernani Sátyro, da Fundação Educativa Cultural Miguel Mota, da 6ª Região de Ensino, do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria Executiva e Cultura da Cidade Patos”.

Em menos de um ano da sua criação, a ‘Biblioteca Patoense’ já publicou três livros de relevância para o estado e região.

Ascom da Assembléia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário