quinta-feira, 13 de maio de 2010

Zé Lins – O Pássaro Poeta’ é apresentado em Minas Gerais

Foram só dois anos: de 1925 a 1926, que o escritor paraibano José Lins do Rego morou na cidade de Manhuaçu, no interior de Minas Gerais."Mas a cidade não o esqueceu'. Quem garante - e esteve lá para conferir isso - foi a encenadora Valeska Picado. Ela esteve na cidade mineira cumprindo parte de um projeto de circulação do seu espetáculo Zé Lins - O Pássaro Poeta. A peça foi aprovada pelo edital do BNB e contemplado pelo prêmio Myriam Muniz, da Funarte.

As próximas cidades visitadas serão Pilar; Itabaiana, João Pessoa, Recife, Maceió e Rio de Janeiro, todas as cidades em que Zé Lins morou. O espetáculo é baseado no livro O Menino que virou escritor, de autoria da escritora Ana Maria Machado. No elenco, David. Muniz, Naná Viana e a própria diretora, Valeska Picado. "Foi uma emoção tremenda em Manhuaçu”, recorda Valeska. “Academia de Letras de lá tem Zé Lins como patrono. Fomos recebidos pelo prefeito”. A diretora saiu de lá com uma conclusão. “As pessoas de lá conhecem mais profundamente a obra de Zé Lins do que as daqui", opina. "Foi até bom, serviu de estímulo até para mim, para eu conhecer mais da obra dele".

O encerramento da turnê será no Rio de janeiro. O sonho da trupe é apresentar-se na Academia Brasileira de Letras. "Vamos pedir a Ariano Suassuna, que é acadêmico, para que interceda'.A diretora conta,porém, que pela estrutura do espetáculo podem se apresentar até na rua sem qualquer prejuízo.

Jornal da Paraíba
Vida e Arte, 12 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário