sábado, 24 de abril de 2010

Aberto o Clube do Leitor em Sousa


No auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa foi iniciado, neste 24 de abril de 2010, um grupo de leitores cujo objetivo é apenas um: encontar pessoas interessadas em conversar, espontaneamente, sobre as leituras de cada participante do Clube do Leitor, como é chamada esta iniciativa que já vem acontecento tanto no CCBNB Fortaleza quanto no Cariri cearense.

Aqui em Sousa as conversas foram mediadas pela professora e especialista em Literatura Brasileira Fátima Sarmento. Professora conhecida no interior da Paraíba e em algumas cidades do Ceará pela sua paixão pela literatura, Fátima Sarmento tomou o cuidado de envolver e provocar todo o grupo nas discussões - independente de nível de leituras ou faixa etária, afastando-se o máximo dos formatos de sala de aula.

O grupo tinha três textos básicos, sugeridos pela professora, para abrir a discussão lembrando a força da palavra e do discurso comparando textos escritos e veiculados por padres portugueses na época dos 'descobrimentos' e textos escritos e veiculados por terroristas quando do 11 de setembro. Esta discussão acabou sucitando assuntos como: a infidelidade dos filmes aos livros nos quais se basearam; a massificação dos livros de auto-ajuda; o jogo de interesse nos discussos de tv e internet, etc.

A discussão acaba envolvendo também contextos históricos sobre os quais a obra ou os autores viveram. O encontro, portanto, torna-se convidativo aos amantes de História. A literatura, como toda arte, vai muito além da caneta de seu autor e os leitores desse clube vão descascando estes abacaxis a cada encontro.

O clube do leitor se reunirá sempre aos sábados no auditório do CCBNB Sousa. Qualquer amante da leitura sinta-se no direito de participar desse grupo.

Nossos parabéns aos 12 apóstolos da leitura desse primeiro encontro que envolveu frequentadores do CCBNB, bancário, estudantes de ensinos fundamental e médio, vestibulandos, universitários, eu - Sérgio Silveira e a poeta Porcina Furtado, além dos Césares Nóbregas da vida que não largam um livro nem pela cocada que se encontra em Aparecida.

2 comentários:

  1. ler é demais !!!!!!!!!!!!Espero formar leitores conscientes e construtores de conhecimentos.Ler:é conhecer, é amar, é ter amizade, é se tornar saudável, desenrolado, inteligente, eficaz.Adoro cultura e fazê-la acontecer, é ainda melhor, parabens ao centro cultural pelo clube do leitor.

    ResponderExcluir
  2. Nosso país está precisando de elevar a cultura para que tenhamos um futuro melhor, e só através da leitura e da escrita, é que teremos um mundo melhor lá fora e dentro de nosso ser, nossa alma...

    ResponderExcluir